amortecedor de forro banner

 

Dúvidas Frequentes

Problemas com vizinhos?
O que é absorção sonora?
O que é reverberação e tempo de reverberação?
Como o revestimento SONIQUE reduz o ruído?

 

No Brasil, o isolamento acústico em edifícios, por exemplo, é regulamentado pela norma em vigor desde 2012: A Lei 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos, critérios e métodos de avaliação em edifícios habitacionais novos.

Há também a Lei do Silêncio que controla o barulho segundo o número de decibéis em edificações residenciais. Cada local tem seus limites estabelecidos de acordo com a região.

 

tratamento-acustico-edificio.jpg

 

1 - Problemas com vizinhos.

Não aguenta mais seu vizinho barulhento ? Ou...
Quer isolar seu ambiente para não incomodar mais seus vizinhos?

Lembrem-se: Isolamento acústico é massa física e vedação de ar!

Antes de pensar em revestimento, temos que avaliar a estrutura:

RUÍDO PELAS PAREDES:
Por uma parede geminada (mesma parede que o vizinho usa ou grudada à dele), para isolar o ruído aéreo (gritos, latidos de cachorros, conversas altas, etc), é recomendado instalar uma Contra Parede dupla de Drywall, sendo esta colocada junto à sua parede. Este procedimento oferece isolação de ± 30 dB.

 

lanasala.jpg

 

RUÍDO PELO TETO:
Mas se o seu problema é o vizinho do andar de cima, (objetos caindo, cachorros correndo, crianças pulando, arrastação de moveis...), a solução será colocar um forro de gesso ou drywall Junto do sistema de Amortecimento de Forro AF-30
Topo

 afilustracao.jpg

 

 2 - O que é absorção sonora?

É a capacidade dos materiais porosos (espumas) e fibrosos (lãs, tecidos e forros minerais) de converter parte do som que incidente sobre eles em calor. A outra parte é refletida de volta ao ambiente. Quanto maior a parcela absorvida, maior o coeficiente de absorção sonora de um revestimento ou forro.
Topo

 

3 - O que reverberação e tempo de reverberação?

Reverberação é o “aumento” do som devido a sua contínua reflexão pelas superfícies de um ambiente fechado, como salas de aula, restaurantes, escritórios, igrejas. Depende das características de revestimento e volume de cada ambiente. Quanto maior a área de superfícies lisas e polidas, como pisos, vidros e gesso, maior a reverberação.

Tempo de Reverberação – Mede a qualidade acústica de um ambiente fechado, e se está adequado à sua utilização. Refere-se ao intervalo de tempo, em segundos, requerido para que a intensidade do som reduza em 60 dB após ser emitido. Em outras palavras, o Tempo de Reverberação refere-se ao atraso do som refletido em relação ao som direto, podendo enriquecer ou prejudicar a inteligibilidade quando chega com um atraso muito grande, por isso é um dos índices mais utilizados para determinar a qualidade acústica de um ambiente.
Topo

 

4 - Como o revestimento SONIQUE reduz o ruído?

As Placas Acústicas SONIQUE são absorvedores acústicos, não isolantes acústicos. Sua absorção diminui a reverberação sonora nos ambientes, consequentemente diminuindo o nível de ruído interno. As placas são amplamente utilizadas como revestimento de restaurantes, salas de aulas, estúdios e casas de máquinas, uma vez que, reduzindo o ruído interno, também reduzem o ruído transmitido para as áreas vizinhas, complementando um projeto de isolamento acústico mais amplo.
Topo

 espuma reverberação

 

O QUE É ESPUMA ACÚSTICA ?

Espumas ou revestimentos acústicos são produtos técnicos desenvolvidos, ensaiados e testados para serem utilizados nos mais diferentes tipos de aplicação, seguindo normas rigorosas, proporcionando eficiência acústica e segurança, inclusive no quesito resistência ao fogo.
A linha de espuma acústica Sonique Wave, Classic, Abstract, Clean e Decor são fabricadas com material auto extinguíveis (não propaga a chama) classe B e classe A para a linha Sonique NoFire de acordo com a NBR 9442 e ASTM E 662 para densidade de fumaça conforme ensaios realizados no IPT ? Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - SP, garantindo total segurança para utilização destes materiais.

É um material de células abertas usado para tratamento acústico. Atenua as reverberações, reduzindo assim a amplitude das ondas sonoras.
A espuma acústica pode ser feita em várias cores, tamanhos, densidades e espessuras.


Podem ser usadas em todos os ambientes que necessitam de melhorias no som, como estúdios, auditórios, salas de treinamento, home theaters, centrais de telemarketing, escritórios, restaurantes, igrejas, lojas, cabines de som estúdios, etc...

ONDE COMPRAR ESPUMA ACÚSTICA ?

A Vibrasom Tec. Acústica fabrica espumas acusticas a mais de 32 anos!
Voce pode comprar pelo site, por telefone (11 4393-7900) ou pela nossa loja virtual com os menores preços do mercado nacional!

ESPUMA ACÚSTICA PREÇO ?

O preço desse material pode variar de acordo com o modelo, espessura, densidade, quantidade ou ainda se as placas terão pintura ou não.
O m² quadrado varia de R$ 40 á R$ 280,00


O QUE É ISOLAMENTO ACÚSTICO ?

Isolamento Acústico é a técnica utilizada para não deixar passar o som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais densos, pesados, entre outros, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas,vidros, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, cortiça ,tapetes, etc.). O Isolamento, como o nome já diz, tem o objetivo de impedir a passagem/saída dos sons entre distintos ambientes, entre edificações e o ambiente.

Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. O uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades (Porta de aço) são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.

Neste caso, é ainda importante fazer os diferentes elementos usados não se tocarem diretamente, usando sempre espumas, borrachas e o que for conveniente para se anular a vibração.

Pelo modo que o som se propaga, cuidado para não deixar nenhum tipo de fresta entre os fechamentos, pois isso pode prejudicar todo o conjunto. Portas e caixilhos devem ter atenção especial, com o uso de espumas e borrachas para se garantir a estanqueidade do ambiente.


O QUE USAR PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO ?

Se as paredes do local forem finas ou ocas, sugerimos a construção de contra-paredes de drywall.
As janelas devem ser eliminadas ou substituídas por janelas acústicas (não fabricamos janelas).
As portas devem ser substituídas por Portas Acústicas!
Outro material que ajuda muito no isolamento acústico é a Lã de Pet.


POSSO USAR AS ESPUMAS COMO REVESTIMENTO 3D ?

O revestimento 3D é uma nova tendência na decoração de interiores e uma ótima opção para quem quer dar um toque moderno em seu ambiente.
Muitos de nossos clientes também usam as espumas acústicas como uma forma de decoração sofisticada, aliando beleza ao conforto acustico.

As opções são diversas: espumas, cunhas, pirâmides, difusores, nuvens... Use sua criatividade :)